Gafe histórica da Nike! Eu conto ou vocês contam?
Como acontece todos os anos, a Nike, fornecedora de material esportivo do Barcelona há mais de 20 anos, começa cedo a esboçar possíveis modelos de camisas para os anos seguintes. Em 2019 não foi diferente, ou, talvez, exageraram na diferença. Vazou na internet um modelo que teria sido apresentado pela empresa holandesa ao clube catalão. Mas, um "pequeno" detalhe fez com que o novo desenho não passasse nem perto da porta do presidente Josep Maria Bartomeu: o Fútbol Club Barcelona jogando de branco? Oi?
A atual direção, que está no clube desde 2015, é daquelas que aceita um certo grau de risco nos uniformes, basta lembrar da camisa com listras horizontais de 2015/16 e a quadriculada ao melhor estilo 'seleção croata', da próxima temporada. Pensando nisso, a Nike propôs um uniforme em alusão ao usado pelo clube décadas atrás, onde o Barça sim, se vestiu de branco. Para tentar minimizar a cagada, os gênios da patrocinadora introduziram a Cruz de Sant Jordi, um simbolo do povo catalão. No entanto, acredito que nem o Messi sem roupas ofuscaria o detalhe bizarro de a cor (ou a falta dela) principal da camiseta ser o branco.
Em 1992, a então fornecedora de material esportivo do Barça, a Kappa, trouxe para a camiseta da temporada uma pequena listra branca onde a mesma expunha a sua própria logomarca. Aquele pequeno treco 'blanco' do manto azul e grená foi o suficiente para gerar uma polêmica que durou toda a temporada. Após aquele ano, o estatuto do FC Barcelona proibiu o branco em seus uniformes oficiais, inclusive os de treino. Estamos falando da maior rivalidade do mundo, que vem crescendo de maneira progressiva ano após ano. Já imaginou o Corinthians de verde? O Palmeiras de alvinegro? Ou então, o Grêmio de vermelho? Olha Nike, acho que você já é bem grandinha pra saber onde está.
Segundo informa o Mundo Deportivo, a diretoria culé deixou bem claro que não existe a menor possibilidade de o modelo apresentado ser posto em prática, até porquê, vai contra o estatuto do clube, algo sagrado no Camp Nou. Agora, o negócio é esperar uma camisa da seleção brasileira nas cores da Argentina, uma do Boca com as cores do River Plate e por aí vai...
Parabéns ao envolvidos!
Fonte da imagem: mundodeportivo.com
Nenhum comentário