elclasico-removebg-preview

News

Jerry Rice: o maior jogador de futebol americano de todos tempos



No futebol americano não existe uma unanimidade sobre o melhor jogador de todos os tempos, como em outros esportes, futebol e o basquete por exemplo. Mas o jogador que conquistou esse adjetivo, com certeza foi Jerry Rice.

Ele já se destacava no College, jogando pela universidade de Mississippi Valley State, com uma velocidade absurda, movimentos precisos para escapar da marcação adversária, além de conseguir agarrar a bola mesmo em situações difíceis.

Isso o levou bem cotado para ser escolhido na primeira rodada do Draft de 1985. E foi o que realmente aconteceu. Com a 16° escolha geral, Rice foi para a Califórnia vestir as cores do San Francisco 49ers. 

A franquia já vinha de uma conquista de Super Bowl recente, além de ter um dos maiores quarterback da história ( Joe Montana). Mas o wide reciver recém escolhido mudou o time de patamar, sendo o encaixe perfeito para um sistema que revolucionou o esporte, a West Cost Offense.

Daí para frente, Rice foi colecionando títulos individuais, além de 2 Super Bowls e várias aparições no Pro Bowl ( jogo anual entre os melhores jogadores da temporada).



Destaque para o Super Bowl de 1989, disputado contra o Cincinnati Bengals. Em um final de partida épico, a franquia da Califórnia conseguiu uma virada histórica, sagrando-se novamente campeã da NFL. E Rice foi eleito o MVP da partida.

Quando Montana saiu da equipe, dando lugar a Steve Young, o nível de Rice e dos 49ers não caíram. Chegando no ano de 1995 a mais um Super Bowl, desta vez contra o San Diego Charges. E deu mais um vez 49ers de Rice, ele assim chegou ao seu terceiro título de Super Bowl.

Ele continuou tendo bons desempenhos, mas a equipe já não era mais a mesma de outrora. Até que no ano de 2001 ele muda de franquia, permanece na Califórnia mas agora vestindo o preto do Oakland Raiders.



Suas atuações foram dignas de seu potencial, quebrando mais recordes e chegando ao seu 4° Super Bowl. Mas dessa vez o desfecho não seria o mesmo. Oakland acabou perdendo para o Tampa Bay Bucaneers.

No meio da temporada de 2004 ele foi envolvido numa troca com o Seattle Seahawks. Mas não se sentiu satisfeito em ser apenas um jogador para compor elenco, deixando a equipe   ao final da temporada.

Ao final da temporada de 2004, ele assinou um contrato com o Denver Broncos, mas decidiu se aposentar mesmo antes da temporada começar, sem nunca ter atuado pela franquia do Colorado.

Esse foi Jerry Rice, eleito 13 vezes ao Prol Bowl, tri campeão do Super Bowl, 14 temporadas com mais de 1000 jardas recebidas, líder de touchdowns marcados na história 197, líder de recepções na história 1.549 e número um em jardas totais na carreira  22.895. Ainda viu sua camisa número 80 ser aposentada em San Francisco e foi introduzido ao Hall da Fama da NFL. 

No início deste texto foi dito que não havia uma unanimidade tão grande como em outros esportes, sobre quem é o melhor jogador de todos os tempos. Mas curiosamente foi esse o apelido que Jerry Rice ganhou devido as suas atuações e aos seus inúmeros recordes, que permanecem até hoje.




Nome: Jerry Rice
Franquia: San Francisco 49ers , Oakland Raiders e Seattle Seahawks
Anos na liga: 1985 - 2004
22.895 jardas recebidas
1.549 recepções
197 touchdowns
03 Vezes Campeão do Super Bowl
13 vezes escolhido  para o Pro Bowl
10 vezes All Pro Team
02 vezes eleito Offensive Player of the Year
MVP do Super Bowl 23
Hall da Fama da NFL
Camisa 80 aposentada por San Francisco





Um comentário:

  1. Anônimo09:32

    Excelente texto para quem quer saber mais sobre a carreira do grande Jerry Rice

    ResponderExcluir