Tudo o que você precisa saber sobre a volta da Bundesliga
Finalmente, podemos falar: o futebol está de volta. Claro que há países em que a bola nunca parou de rolar, como Bielorrúsia e Taiwan, e países em que há muita indefinição, como o Brasil. Mas, o futebol de alta qualidade está voltando: o campeonato alemão volta nesse sábado (16), o português volta dia 04/06, espanhol e inglês provavelmente no dia 12/06 e italiano no dia 13/06.
Falando especificamente no campeonato alemão, sua volta acontece nesse sábado dia 16/05, depois de 69 dias da última partida disputada na Bundesliga - Mainz x Fortuna Düsseldorf, que acabou em 1x1, no dia 08/03. A programação da volta da liga conta com a realização dos 82 jogos restantes (9 rodadas completas, da 26 a 34, mais o jogo adiado da 24ª rodada entre Werder Bremen e Eintracht Frankfurt, agendado pro dia 02/06).
Falando da saúde de jogadores e pessoas envolvidas no retorno do campeonato, que é o mais importante de tudo, sérios e rígidos protocolos de segurança serão realizados para prevenir qualquer tipo de novos casos do corona vírus. Listamos pra vocês algumas medidas: Obviamente, a 1ª medida é a realização dos jogos com os portões fechados. Além disso, apenas 322 pessoas podem estar no estádio (98 dentro do campo, 115 nas arquibancadas e 109 nos arredores do estádio) contando jogadores, comissões técnicas, arbitragem, jornalistas, entre outros. Não haverá VAR no retorno da Bundesliga.
A 2ª medida é a continuação da testagem em massa nos jogadores, membros da comissão técnica, árbitros e demais funcionários.
A 3ª medida é que, se algum jogador testar positivo, o mesmo deverá ficar em quarentena, o time em observação e possivelmente haver o adiamento da partida.
Outras medidas que podemos falar são as impostas pela FIFA, como o direito provisório de 5 substituições por jogo, sem cumprimentos após gols, sem poder beijar a bola, quem ficar no banco (jogadores e comissão) deve usar máscara, entre outras medidas.
Agora, a parte em que todos estão esperando: o campeonato e os jogos!
Como está o campeonato?
Antes da pausa em março, o campeonato estava bem acirrado entre os 5 primeiros, que atualmente estão dispostos assim:
1º Bayern de Munique - 55 pontos
2º Borussia Dortmund - 51 pontos
3º RB Leipzig - 50 pontos
4º Borussia Monchengladbach - 49 pontos
5º Bayer Leverkusen - 47 pontos
Vale destacar que os 4 primeiros vão direto para a fase de grupos da Champions, o 5º vai para a fase de grupos da Europa League e o 6º (atualmente, o Schalke 04 com 37 pontos) indo para a fase preliminar da Europa League.
Na briga pela Euro League a batalha está acirrada entre Wolfsburg (7º com 36), Freiburg (8º com 36), Hoffenheim (9º com 35) e mais atrás o Köln (10° com 32) e Union Berlim (na Bundelisga pela 1ª vez na história, 11º com 30 pontos).
Já na briga pelo rebaixamento, a situação está bem disputada: 7 times lutando para não ficar entre os 2 últimos, e se possível, fora da antepenúltima colocação, evitando assim os playoffs de rebaixamento. Entre os 7 times figurando na luta contra o rebaixamento temos:
12º Eintracht Frankfurt - 28 pontos (1 jogo a menos)
13º Hertha Berlim - 28 pontos
14º Augsburg - 27 pontos
15º Mainz - 26 pontos
16º Fortuna Düsseldorf - 22 pontos (iria aos playoffs de rebaixamento)
17º Werder Bremen - 18 pontos (1 jogo a menos) - Estaria sendo rebaixado
18º Paderborn - 16 pontos (Estaria sendo rebaixado)
Sobre os Times
Augsburg
Desde que o time chegou pela 1ª vez na Bundesliga, em 2011-12, nunca caiu. Porém, em quase todos os anos, o clube da Baviera figura entre os candidatos ao rebaixamento ou ao playoff de rebaixamento. E em 2019-20 não é diferente: com 27 pontos, o Augsburg está a apenas 5 pontos na frente do Fortuna Düsseldorf, time que iria ao playoff de rebaixamento.
Mas sob o comando do alemão Manuel Baum, e com bons jogadores no elenco, como o LD Stephen Lichtsteiner (ex-Juventus/ITA), o ZAG Tin Jedvaj, o LE Iago (ex-Internacional) e o atacante Finnbogason, o Augsburg busca se manter mais uma vez na Bundesliga e almejar voos mais altos em 2020-21.
Bayer Leverkusen
O Bayer Leverkusen é um dos grandes times da Alemanha, indo à final de Champions e vencendo uma copa da UEFA, porém NUNCA venceu o campeonato alemão, surpreendentemente (a equipe só conquistou 1 Copa da Alemanha como um título muito importante). Nessa reta final, o Leverkusen quer mudar essa história, mas não vai ter um caminho muito fácil apesar da grande campanha.
Para se sagrar campeão, o Bayer vai precisar tirar 8 pontos de vantagem do Bayern (55 pontos do Bayern contra 47 do Leverkusen, ainda tendo um Leverkusen x Bayern pela frente) e vencer jogos diretos, como o Mönchengladbach fora de casa. Apesar de tudo, a equipe vêm fazendo um ótimo campeonato: já venceu o Dortmund por 4x3 em casa e venceu o Bayern por 1x2 em Munique.
O time conta com ótimos jogadores como Bellarabi, Volland, Bender, Bailey, Aranguiz, Alario, Tah, o brazuca Wendell e claro, o astro do time, Kai Havertz.
Bayern de Munique
Esse time não precisa de apresentações. O atual heptacampeão seguido da Bundesliga e líder desse ano, quer vencer mais uma vez e começar a nova década com tudo.
E elenco não falta: Lewandowski, Müller, Coman, Tolisso, Coutinho, Thiago Alcântara, Kimmich, Boateng, Neuer... enfim, incontáveis opções. O clube da Bavaria, que está praticamente nas quartas de final da Champions League, busca a tríplice coroa na temporada 2019-20, afinal, estão na semifinal da Copa da Alemanha. E para mim, não será impossível.
Borussia Dortmund
Outro time que não precisa de apresentações. O octacampeão alemão conquistou a Bundesliga pela última vez na temporada 2011-12, ficando sempre no quase desde 2012-13 (incluindo uma final de Champions contra o Bayern).
Em 2020, o time está novamente na cola dos bávaros (4 pontos atrás), em 2º colocado, com um Dortmund x Bayern daqui a 3 rodadas (👀). O time conta com incríveis jogadores, como Haaland, Reus, Hummels, Hakimi, Witsel, Sancho, Hazard, e por aí vai. Sob o comando do suíço Lucien Favre, o título pode voltar para Dortmund depois de 8 anos.
Borussia Mönchengladbach
Outro time que figura na parte de cima da tabela, o Borussia Mönchengladbach, 4º colocado, também busca o título alemão que não volta ao Borussia-Park desde 1976-77.
O time tem ótimas peças, como o capitão Stindl, o goleiro Sommer, Traoré, Embolo e o brasileiro Raffael. Sob o comando do alemão Marco Rose, a ótima campanha do Mönchengladbach pode, enfim, virar título.
Eintracht Frankfurt
O recente campeão da Copa da Alemanha (em 2017-18) vêm passando maus bocados em 2019-20: praticamente eliminado da Europa League, vêm mal no campeonato, com apenas 6 pontos acima do playoff de rebaixamento (com 1 jogo a menos), mas está na semifinal da Copa da Alemanha - porém pega o Bayern fora de casa, em jogo único.
Contudo, o clube de Frankfurt possui bons jogadores para evitar que isso aconteça, como o goleiro Kevin Trapp, os meias Hasebe e Sow e a trinca de atacantes: Bas Dost, André Silva e Gonçalo Paciência. O que resta pra torcida é ter o que o Gonçalo tem: Paciência (perdão pela péssima e previsível piada).
Fortuna Düsseldorf
Um dos times mais inconstantes da Bundesliga, o Düsseldorf briga mais uma vez para não cair.
Na 16ª colocação, o time busca se safar do rebaixamento e para isso, possui alguns jogadores interessantes como o atacante alemão Rouwen Hennings e o meia alemão Erik Thommy.
Freiburg
O Freiburg está muito próximo de uma vaga na pré-Europa League (vaga direta na fase de grupos se o Leverkusen ou o Bayern vencer a Copa da Alemanha), com 36 pontos, 1 a menos do que o 6º, Schalke 04.
O time possui peças interessantes, como o LE Gunter, o MEI Frantz e o ATA Höler. Por isso, vale a pena ficar de olho no time do Freiburg.
Hertha Berlim
O time da capital alemã é outro a tomar cuidado para não cair. Mas, com o investimento feito nas contratações de Piatek e Matheus Cunha, além dos já bem conhecidos pela torcida, como Ibisevic e Plattenhardt, quem sabe o Hertha não consiga uma boa arrancada e termine em 7º, buscando uma vaga na pré-Europa League.
Hoffenheim
O clube que figurou na Champions há 2 anos atrás, hoje busca uma vaga na Europa League, estando apenas 2 pontos atrás do Schalke 04.
Um time com boas peças, como Larsen, Kramaric, Grillitsch e Sebastian Rudy, tem ótimas chances de, mais uma vez, figurar em uma competição internacional.
Köln
Procure “time inconstante” no google e ache a foto do Köln. O time que sofre com a ascensão e queda constante (o famoso ioiô), figura na 10ª colocação: 7 pontos distante da Europa League e 8 do playoff de rebaixamento.
A possibilidade de "cumprir tabela" é grande, mas há esperança de uma ida à Europa League, mesmo com atuações irregulares do time. Alguns jogadores são interessantes no clube, como John Córdoba e Sebastiaan Bornauw.
Curiosidade: em 2002/03, o Köln ficou 1034 minutos sem marcar 1 gol (o equivalente à 11 jogos e meio) - recorde na Bundesliga.
Mainz
O mais briga seriamente para não cair, afinal, o time está apenas 4 pontos na frente do Düsseldorf, time que iria aos playoffs do rebaixamento se o campeonato acabasse hoje.
Por isso, Mateta, Quaison, Martin e cia precisam reerguer o clube e evitar mais um rebaixamento da equipe da Opel Arena.
Paderborn
A situação do Paderborn é crítica: lanterna do campeonato, e 10 pontos atrás do Mainz, 1º time fora do risco de rebaixamento.
Com apenas 8 jogos restando, apenas um milagre salvaria o time da Bundesliga 2. Por isso, é melhor que Mamba, Pröger e cia comecem a rezar e jogar melhor...
RB Leipzig
A ascensão meteórica de um time da 5ª divisão, fundado em 2009, que em 2016-17 disputou sua 1ª Bundesliga e foi vice-campeão, se tornando uma das potências atuais da Alemanha, é algo surreal.
O clube é o atual 3º colocado, apenas 5 pontos atrás do Bayern, e conta com ótimos jogadores, como Emil Forsberg, Timo Werner, Poulsen, Ampadu, Upamecano, Angeliño, Klostermann, etc.
Com totais condições de se sagrar campeão alemão, o Leipzig ainda busca a Champions League, afinal, eliminou o Tottenham e está nas quartas de final.
Schalke 04
O Schalke não vai ter sossego nessa reta final. Bem longe do Leverkusen (5º colocado com 47, 10 pontos a mais que o Schalke), o time da Veltins-Arena precisa assegurar sua 6ª colocação e evitar a chance de perder sua vaga à pré-Europa League para os times já citados, que estão entre 7º e 10° na tabela.
O clube conta com boas peças, como Amine Harit, Suat Serdar, Jean-Clair Todibo e Weston McKennie. Por isso, vale a pena ficar de olho na equipe do Schalke nessa reta final de torneio.
Union Berlim
Os novatos da Bundesliga estão fazendo uma bela campanha: 11º com 30 pontos, a 7 de irem para a pré-Euro League. O caminho não vai ser fácil, mas eles já mostraram que vieram pra ficar, logo no início, quando derrotaram o Borussia Dortmund, por 3x1 em casa.
O time mescla a juventude com experiência e vem dando certo, com jogadores como Marius Bülter, Sebastian Andersson e Marcus Ingvartsen. Fiquem atentos no Union Berlim nos próximos anos.
Werder Bremen
Que situação complicada para o Werder Bremen: mesmo com 1 jogo a menos, é o vice-lanterna da competição com apenas 18 pontos em 24 jogos.
As atuações não correspondem ao time interessante que o Werder tem, contando com Rashica, Klaassen, Eggestein e cia. Será que o Werder se safa da Bundesliga 2? Só o tempo nos dirá.
Wolfsburg
Para finalizar nosso resumão de times, temos o Wolfsburg, que está fazendo uma ótima campanha buscando uma vaga na fase preliminar da Europa League (o time é o 7º com 36 pontos, 1 atrás do Schalke, que é o 6º).
O time tem jogadores de alta qualidade, como o goleiro belga Casteels, o atacante holandês Weghorst e o meia alemão Maximilian Arnold. Não deixe de conferir os jogos do Wolfsburg, porque cada minuto vale muito rumo à uma competição internacional.
Rodadas e Jogos
Como dissemos, o campeonato alemão retorna nesse sábado, e a tabela da 26ª rodada está pronta:
Borussia Dortmund x Schalke 04, Sábado às 10:30 (Fox Sports)
RB Leipzig x Freiburg, Sábado às 10:30 (ESPN Brasil)
Hoffenfeim x Hertha Berlin, Sábado às 10:30
Fortuna Düsseldorf x Paderborn, Sábado às 10:30
Augsburg x Wolfsburg, Sábado às 10:30
Eintracht Frankfurt x Borussia Mönchengladbach, Sábado às 13:30
Köln x Mainz, Domingo às 10:30
Union Berlin x Bayern de Munique, Domingo às 16:00
Werder Bremen x Bayer Leverkusen, Segunda às 15:30
Além disso, vamos citar 3 jogos de cada rodada que vale a pena ficar de olho:
27ª Rodada:
Hertha Berlim x Union Berlim, Sexta (22/05) às 15:30
Borussia Mönchengladbach x Bayer Leverkusen, Sábado (23/05) às 10:30
Wolfsburg x Borussia Dortmund, Sábado (23/05) às 10:30
28ª Rodada:
Borussia Dortmund x Bayern de Munique, Terça (26/05) às 13:30
Bayer Leverkusen x Wolfsburg, Terça (26/05) às 15:30
Werder Bremen x Borussia Mönchengladbach, Terça (26/05) às 15:30
29ª Rodada:
Wolfsburg x Eintracht Frankfurt, Sábado (30/05) às 10:30
Schalke 04 x Werder Bremen, Sábado (30/05) às 10:30
Borussia Mönchengladbach x Union Berlim, Domingo (31/05) às 10:30
30ª Rodada:
A partir daqui, horários e datas a definir
Borussia Dortmund x Hertha Berlim
Bayer Leverkusen x Bayern de Munique
Werder Bremen x Wolfsburg
31ª Rodada:
Bayern de Munique x Borussia Mönchengladbach
Hoffenheim x RB Leipzig
Schalke 04 x Bayer Leverkusen
32ª Rodada:
Borussia Mönchengladbach x Wolfsburg
Eintracht Frankfurt x Schalke 04
Werder Bremen x Bayern de Munique
33ª Rodada:
RB Leipzig x Borussia Dortmund
Fortuna Düsseldorf x Augsburg
Schalke 04 x Wolfsburg
34ª e Última Rodada:
Borussia Dortmund x Hoffenheim
Bayer Leverkusen x Mainz
Wolfsburg x Bayern de Munique
Por hoje é só! O futebol está de volta! Uma boa Bundesliga à todos!
Nenhum comentário