elclasico-removebg-preview

News

Entrevista exclusiva com Miguel Ángel Ruiz: a temporada do Barça até aqui





O Barça vive até aqui uma temporada onde os resultados superam qualquer tipo de adversidade, por isso, Ernesto Valverde é quase uma unanimidade em Barcelona. Mas, não se engane, essas coisas podem mudar de uma hora para outra. Para falar sobre o momento da equipe, entrevistei o jornalista espanhol Miguél Ángel Ruiz, apresentador e diretor do programa "El 10 Del Barça", da Catalunha. Don Miguél, como gosto de chamá-lo, é um profundo conhecedor da história culé, e vive o dia a dia do clube com grande intensidade. 

Formado pela universidade autônoma de Barcelona, nem sempre viveu do jornalismo profissional, pois fazer o que se ama não fácil aqui, e, na verdade, nem em Barcelona. Miguél trabalhou também no aeroporto de Barcelona e com engenharia civil, onde era responsável por recursos humanos e marketing. Com o tempo, seu blog, chamado "Passión por el fútbol",  começou a se destacar entre os meios de comunicação da Catalunha. Por lá, Don Miguél escrevia o que ele chama de 'Artigos livros', que tinham, em sua maioria, um viés de investigação, onde o jornalista tratava das polêmicas dos anos negros do Real Madrid. Na Espanha, Miguel Ruiz é único apresentador - conhecido - de rádio e televisão que, mesmo sofrendo com um problema de visão que lhe permite contar com apenas 33% da capacidade de enxergar, exerce tais funções. No entanto, a credibilidade e respeito ao bom jornalismo o permitiram se destacar. 

Há quatro temporadas na rádio, o programa "El 10 Del Barça", antes chamado "El penalti", teve o seu inicio na poderosa rádio marca, de Madrid. No entanto, segundo conta Miguél Ángel, o programa foi retirado da grade da emissora quando ele, em uma investigação histórica, descobriu que as quatro primeiras copas do Rei vencidas pelo Real Madrid haviam sido organizadas pelo próprio clube merengue; em formato de torneio pré-temporada. Ao falar sobre a história em meio ao programa, os apresentadores sentenciavam o fim das transmissões pela rádio da capital. Desde então, o programa é transmitido pela rádio Ésdel, da Catalunha. Na TV, o projeto está ativo há três temporadas, e é exibido ao vivo todas segundas pela ETV, de Barcelona (Assista ao vivo todas as segundas às 19h - Brasília - clicando aqui).

Equipe do programa 'El 10 Del Barça'

Confira agora, na íntegra, nossa entrevista com o jornalista Miguél Ángel Ruiz: 

1 - Como você vê a primeira parte da temporada do Barça a nível de desempenho? O quê, na sua visão, poderia melhorar? 

Bom, o time é líder absoluto da Liga, há 5 pontos do Atlético e a 10 do Real Madrid. Na Champions foi líder invicto do seu grupo e, na Copa do Rei, bom, estamos nas quartas e vamos ver o que acontece. Até agora, em termos de resultados, não podemos reclamar. Mas, claro, é certo que na Liga foram cometidos alguns erros que, na minha visão, se não cometidos a competição estaria praticamente sentenciada. Em especial, os 7 pontos perdidos em casa na derrota para Bétis, e os empates com o Girona e o Athletic Bilbao. Acredito que eram perfeitamente evitáveis. Não podemos esquecer também a derrota no campo do Leganés. Estamos falando de 10 pontos que eram altamente acessíveis e não fomos capazes de obtê-los. Bom, mesmo assim acredito que a liga está bem encaminhada. Agora chega a parte mais importante da temporada, e hoje temos um elenco muito mais qualificado do que o do ano passado. Valverde tem peças melhores e vamos ver se saberá utilizá-las. 


2 - A forma de trabalho do treinador Ernesto Valverde, te agrada? 

Eu tinha muitas dúvidas em relação a ele, pois o via como alguém de pouco peso e que teria dificuldade para lidar com um vestiário como o do Barça. Pensei que não encaixaria. Mas, até agora os resultados vão justificando sua chegada, apesar de dois pontos negros de sua passagem. Um deles, foi a derrota na supercopa diretamente para o Real Madrid, afinal, perder um título para o máximo rival  nunca é bom, ainda mais quando te equivocas na formação e na forma de jogar da equipe nos dois jogos. E, sobretudo, o mais grave, a derrota para a Roma nas quartas da Champions quando tínhamos tudo a nosso favor. Ele fez péssimas modificações e a concentração da equipe também foi péssima. Por isso, nós culés não estamos totalmente convencidos com ele. 

Porém, ao contrário do que eu pensava, conduz muito bem as coletivas de imprensa. Na questão do vestiário no há como saber, poucas coisas vem a público. O que sabemos é que a derrota na supercopa causou muitos danos à sua imagem, e por isso, muita gente não apoia a continuidade do treinador. Outros criticam também a forma de jogar, mas, evidentemente, não jogaremos sempre como na época do Pep, pois Xavi e Iniesta não voltarão e o futebol evolui. E se não tivessem acontecido essas derrotas citadas acima, os torcedores o cobrariam igual por tal jeito de jogar, mas essas derrotas são grandes pesos que Valverde tem que carregar nas costas. 

Nessa temporada ele tem outra chance. Se ganhar a Champions, creio que as coisas ficarão bem, mas se não ganhar, nossa gente vai pedir que deixe o cargo, principalmente depois do que aconteceu com o Real Madrid, que ainda que tenha vencido com tantas ajudas, os troféus são somados da mesma forma. Agora é esperar e ver o que vai acontecer. 


3 - O VAR é um tema muito polêmico, e em Madrid foram levantadas dúvidas sobre a eficácia da ferramenta. Você acredita que o Real Madrid tem criado polêmica em relação à isso para justificar os maus resultados da temporada e, assim, desviar a atenção? 

Sem dúvidas eu sou muito favorável ao VAR, é a melhor contratação do Barça (no bom sentido)! Se ele (VAR) tivesse existido sempre, a história de muitos clubes seriam bem diferentes, em especial as de Real Madrid e Juventus, clubes dos mais ajudados da história. Por isso, sou um grande defensor da tecnologia. Claro, ainda há muito o que melhorar, mas, em todo caso, se antes tínhamos 10 erros e agora temos 4, já é um avanço de 60%. 

Sobre as polêmicas: as melhorias são boas para quem normalmente era prejudicado, não quem contava com erros absurdos para vencer. Por isso, em Madrid os torcedores estão nervosos, criticando o VAR por lances interpretativos. Mas isso é porque, evidentemente, com o VAR já não encontram a facilidade que tinham antes para tirar vantagens. Eles não gostam, porque em toda a sua história eles foram favorecidos, e agora continuam sendo, só que bem menos. O madridismo se acostumou a ter em todas as jogadas duvidosas, os árbitros apitando a seu favor, e com a tecnologia não poderá mais ser assim. Afinal, eles tem um belo museu, cheio de troféus e títulos que conquistaram, em sua grande maioria, com vantagens indevidas. Com o aperfeiçoamento da ferramenta, eles ficarão ainda mais nervosos, pois sabem que competindo em igualdade de condições, ganharão bem menos títulos. 


4 - Em relação ao elenco do Barcelona, acredita ser suficiente para ganhar um triplete? 

Eu vejo sim a possibilidade de ganhar o triplete. O que acontece é que para mim a palavra 'triplete' é um grande tabu, sempre digo isso no 'el 10 del Barça'. É um tabu por que? Porque para ganhar três títulos, é preciso vencer o primeiro. E após vencer o primeiro, falaremos do segundo; após vencer o segundo, falamos do terceiro e etc... mas falar diretamente dos três não se encaixa em nossos valores, parece prepotência, e isso não faz bem aos jogadores e nem à torcida. Nós somos os únicos no mundo que falamos insistentemente em triplete desdo o início da temporada, mesmo sem termos vencido nada. É muito importante ser exigente e auto-critico, mas no ano passado vencemos a LaLiga e a Copa Del Rey e as pessoas não valorizaram porque o Real Madrid ganhou a Champions. O que temos que entender é que não podemos nos comparar a eles, pois até então não competíamos em igualdade de condições, e fazer uma análise futebolística nessa situação é muito complicado. É como se eu, Miguél Ángel, quisesse competir em riqueza com Al Capone, logicamente serei mais pobre, pois não saio por aí roubando o dinheiro dos outros. É a mesma coisa! Se os títulos genuínos forem o parâmetro de comparação, teríamos mais troféus em todas as frentes. 

Votando ao assunto: o elenco do Barça está muito completo, é um dos melhores dos últimos anos, e vamos ver se o Valverde sabe gestionar. Contamos com diferentes perfis de jogadores, como Vidal e Boateng, que são perfis que todo time precisa ter, pois o futebol está evoluindo e temos que correr muito para vencer qualquer adversário. Por isso temos que ter jogadores de personalidade forte, de sangue quente, que muitas vezes deixamos faltar nos últimos anos. Acredito que o plantel está bem completo e não tenho dúvidas que somos os grandes favoritos para essa edição da Champions League. 


5 - Esquecendo um pouco o que Boateng pode ou  não agregar ao FC Barcelona... Será que não havia ninguém na base para compor elenco até o final da temporada? Foi necessária sua contratação?

A contratação de Prince foi uma surpresa para todos, afinal, ele não era nem o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro nome da lista. Mas, no futebol o que manda é o mercado. O treinador fez um pedido para que a diretoria trouxesse alguém para substituir o Munir, contudo, a diretoria, para que o treinador não tivesse desculpas ao final da temporada, atendeu. Boateng era um dos nomes da lista entregue à direção pelas mãos de Valverde, então, aí está! 

Sobre o jogador, é um perfil que eu gosto bastante, tem muita vitalidade e acredito que possa ajudar. É um jogador que tem experiência, conhece a liga espanhola e tem qualidade. Com certeza irá ter mais facilidade para demonstrar seus talentos ao lado dos bons jogadores já existentes no elenco. Seguramente crescerá muito. 

Bom, em relação às 'canteras'... a verdade é que tem muita demagogia nesse assunto. Digamos que a diretoria resolva não contratar, e em um determinado momento precisemos dos jovens para um jogo importante da Champions e, por essa falta de maturidade, acabamos eliminados; com certeza a culpa será da direção por não ter contratado. Assim como aconteceu no jogo de ida contra o Levante, pelas oitavas da copa do rei. Os meninos jogaram e perdemos, no dia seguinte a imprensa culpou o técnico. Eu sou um eterno defensor das 'canteras', mas tem que ser no momento certo. Tem que se apostar em jogadores que estejam despontando de maneira relevante, e não, forçando a iniciação de atletas que estão claramente "verdes". É muito bonito na teoria, mas na prática é bem diferente. 


6 - Você vê como possível uma volta do Neymar? 

Tudo é possível no mundo do futebol, ainda mais quando se movimenta tanto dinheiro. No entanto, acredito que seja muito mais fumaça do que qualquer outra coisa, porque ainda que Neymar e seu entorno estejam arrependidos, uma volta ao Barça não seria nada fácil. 

Primeiro, existe um processo judicial em andamento, do qual eles teriam que reconhecer que estão errados e retirar esse processo. O primeiro passo seria fazer isso. Porque se não, como ele vai justificar a vontade de voltar a um clube do qual ele está cobrando por um dinheiro que ele pensa ter direito? Depois, ele teria que vender muito bem sua imagem aqui em Barcelona, porque nós não queremos mais ele aqui, a torcida do Barça não quer saber do Neymar. Nós o consideramos um mercenário, o que ele fez não tem explicação. Sua ida para o PSG nos custou a supercopa da Espanha, pois fomos um time extremamente apático e abatido justamente por essa questão. Nós perdemos um título que, apesar de não ser tão importante, foi para o maior rival. Portanto, não o perdoamos, acredito que ele não é bem vindo em Barcelona! Entretanto, o futebol dá muitas voltas. Mas, não creio que economicamente seja viável para o FC Barcelona, a não ser que sejam feitas operações estranhas. 


7 - Na sua opinião, o que está acontecendo com Coutinho?

Esse é um assunto que preocupa demais a torcida culé. Coutinho está indo de mais a menos, está regredindo. Tá certo que ele chegou no meio da temporada, não pôde jogar a Champions e teve que se adaptar... Mas ele começou bem, e com o tempo passou a fazer cada vez menos diferença no time, cada vez mais irregular. A gente vê magia nele, com toques na bola de muita qualidade durante as partidas, mas também perde muitas bolas, o que é muito grave no Barça, isso é sagrado aqui! Defensivamente ele agrega bem pouca coisa também, o que acaba desequilibrando o time. Ele parece que só tem jogada: cortar para o pé direito e chutar de média distância. Sempre faz a mesma coisa. No futebol de hoje, um time estuda muito o outro. Então, o que funcionava quando ele chegou já não funciona mais, os rivais já sabem como parar. Portanto, ele é um jogador que oferece muitas dúvidas e, seguindo assim, o Barça terá que vendê-lo, pois não está rendendo o esperado e quando precisamos que ele lidere tampouco o faz. 

Ele parece ter um problema de confiança, parece que está inseguro e isso é um problema. Claramente ele tem uma personalidade frágil, se abala facilmente, o que  prejudica muito seu desempenho. Valverde está tentando, está dando jogo pra ele, mas não está funcionando. É uma pena, mas acontece. Às vezes tem jogadores muito bons que vem jogar no Barça e acabam não se encaixando. O Barça é um clube completamente diferente, tanto na forma de jogo, quanto em tudo o que o rodeia. Então, se não houver uma mudança muito grande, ele não deverá seguir aqui. Isso acontece, tem atletas que vem pra cá e,  com a possibilidade de jogar ao lado dos grandes, crescem e se consolidam. E outros se apequenam de tal maneira, que não conseguem permanecer por muito tempo. Acredito que Coutinho vá ser um desses - lamentavelmente. 

8 - Para terminar, qual o seu palpite para a temporada em termos de títulos? 

Como eu te falei, sou daqueles que gosta de pensar passo a passo. Tomara que possamos ganhar não só o triplete, mas também o 'sextete'. O Barcelona é o melhor time do mundo há muitos nos, por mais que a imprensa mundial queira nos vender outra coisa por aí, dentro de campo somos os melhores. 

Eu acho que o Barça é favorito para ganhar tudo, mas, evidentemente, temos que analisar vários pontos. A liga está muito bem encaminhada, e temos como principal inimigo o Atlético de Madrid, não podendo eliminar o Real Madrid, que pelas ajudas que recebem se tornam perigosos. Então, na minha opinião, o Barça só perde esta liga para ele mesmo, o que seria muito ruim. Na copa, estamos nas quartas, vamos encarar o Sevilla. Messi não foi convocado para o primeiro jogo, temos que saber se ele teve algum problema ou apenas foi poupado, pois ele é um desfalque sensível. O problema é que às vezes o Valverde faz umas besteiras e o deixa de fora sem necessidade. O Leo não está jogando pela seleção e esteve fora um mês devido uma lesão, com certeza está mais do que descansado, portanto, não haveria motivos para poupá-lo. Isso põe em risco a eliminatória, assim como aconteceu em Valencia, contra o Levante. Parece que ele está desistindo da Copa, o que eu acho desnecessário já que a liga está tão bem encaixada. Além do mais, a Copa nos trará um caminho mais facilitado, já que o Atlético foi eliminado e agora temos como rivais perigosos apenas Sevilla e Real Madrid. O Real vem nos ganhando nas finais diretas nos últimos anos, mas, no entanto, esse ano temos o VAR, e decidiríamos uma possível final, dentro de campo. E na Champions, dependeremos um pouco da sorte, pois as lesões vem sempre nessa época. Sendo redundante, mas ainda teremos o VAR nessa segunda fase, onde teremos mais possibilidades. No mais, temos que ver o que acontecerá com o Real Madrid, que contou na última edição com umas falhas bem estranhas dos goleiros adversários, coisas raras que só acontecem com o Real Madrid, inclusive em se tratando de sorteio. Nesse momento, o Barça é favorito para tudo!

*Don Miguel tinha razão! O Baça, sem Messi, perdeu de maneira contundente para o Sevilla, ontem, na Andaluzia, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei; 2 a 0 foi o placar final.  

Imagens: acervo pessoal
Agradecimento especial: programa "El 10 Del Barça"
Acesse: www.el10delbarca.com



Nenhum comentário