elclasico-removebg-preview

News

Relocações na NFL



Já imaginou o Palmeiras se mudando de São Paulo para a Bahia? Ou o Cruzeiro deixando Belo Horizonte e indo para Santa Catarina? Que tal o Flamengo saindo do Rio de Janeiro para virar um time do sul do país?

Bem, em nosso futebol isso é impensável, já na NFL isso pode acontecer e vem sendo bem frequente nesses últimos anos. 

Para entendermos isso, primeiramente temos que esclarecer como funciona a administração das franquias.

Na NFL os times são franquias com um dono, diferente do sistema que estamos acostumados aqui no Brasil, no qual há um presidente que representa o time durante um tempo mediante  eleições. Donos de franquias da NFL geralmente tiveram a franquia fundada por sua família ou a comprou; como no caso recente do Carolina Phanters, que foi colocado a venda e terá um novo dono. É bom deixar claro que é assim que funciona para às 31 franquias, com exceção do Green Bay Packers, que é de toda a cidade e tendo um representante/presidente.

Mas por quê uma franquia muda de cidade?

Existe inúmeros fatores; estádio velho e não havendo comprometimento da cidade em construir um novo (caso dos Raiders, que sairão de Oakland e irão para Las Vegas), valor de mercado subir (caso dos Charges, que deixaram San Diego e se mudaram para Los Angeles, um dos três maiores mercados dos Estados Unidos), falta de identidade com seus torcedores que geralmente não comparecem em bom número aos jogos, entre outros.



Para haver essa relocação é preciso passar por uma votação entre todos os donos das franquias, só assim poderá ser aprovado. Mas isso não é uma prática tão comum como parece, nesses últimos três anos é que o fato  passou a acontecer com mais frequência. Três franquias para ser mais exato. Geralmente a liga fica anos ou décadas sem haver uma relocação

Muitos não concordam com isso, pois você cria uma identidade com uma cidade e uma torcida, para depois os deixarem órfãos. Esporte é paixão, e mexer com  a paixão das pessoas é sempre  complicado. Mas a NFL, acima de tudo, é uma liga que tem como objetivo obter lucros. E quanto mais dinheiro entra para uma franquia, mais a liga vai ganhando, tanto em prestígio, quanto financeiramente.

E acontece um efeito positivo em questão financeira para todos da liga. Um exemplo para demonstrar isso, será logo após o novo estadio dos Rams -  em parceria com os Charges - ficar pronto . Às duas franquias que agora pertencem a Los Angeles, dividirão um novo estádio, que tem previsão de encerramento das obras em 2020.

Com ele pronto, o valor de mercado da liga sobe consideravelmente, e como consequência, o salary cap deve aumentar, os jogadores devem receber melhores salários, e vai acontecendo um efeito dominó.

E aí, qual é sua opinião sobre esse assunto que já é polêmico nos Estados Unidos, e agora vem sendo bem discutido por fãs brasileiros?

Créditos das imagens: nfl.com

Um comentário:

  1. Anônimo09:25

    Inimaginável no futebol brasileiro, admito que sou conservador, não me acostumo a mudanças. Mas fazer o que? Talvez seja melhor para o crescimento fo esporte...

    ResponderExcluir