elclasico-removebg-preview

News

LeBron James no LA Lakers: quando o gigante encontra o seu semelhante




O Los Angeles Lakers talvez seja a franquia mais emblemática da história da NBA, e não apenas por ser a segunda que mais vezes venceu a liga, e sim, por talvez ser a que mais recebeu lendas do esporte. Por lá brilharam nomes como os de Magic Johnson, Elgin Baylor, Kareem Abdul-Jabbar, Jerry West, Shaquille O’Neal, Wilt Chamberlain, Kobe Bryant, dentre outros. E agora, após meses de muitas especulações, está confirmado: LeBron James será a mais nova estrela 'nível lenda' a vestir o manto amarelo e roxo da franquia da Califórnia. 

O anúncio foi feito pela agência que representa o astro, a Klutch Sports Group, que divulgou inclusive o tempo de contrato e os valores; 4 anos, e 154 milhões de dólares totais. 

Desde a primeira temporada, em 2003, quando foi draftado pelo Cleveland Cavaliers, LeBron já demonstrava que seria um 'ser' superior dentro do esporte. Já em sua estreia na liga, marcou 25 pontos, deu 9 assistências, pegou 6 rebotes e teve 4 roubos de bola. Era muito evidente: aquele jovem se transformaria em uma máquina. 

Não deu outra, LeBron se transformou talvez em algo muito além do que todos imaginavam. São nove finais em quinze temporadas na NBA. Certo que, dessas nove, 'The King' conseguiu vencer apenas três, não sendo capaz de parar sozinho o San Antonio Spurs e o Golden State Warriors. No entanto, ninguém nega o tamanho de LeBron James para o basquete mundial, chegando ao ponto de ser comparado com aquele que para muitos é intocável no topo da lista: Michael Jordan. 

E esse é um ponto interessante que deve ser comentado. Os números de LeBron, comparados aos de Jordan, permitem tal comparativo. O ponto de desequilibrio pode estar começando a partir da próxima temporada, pois a seca dos Lakers está muito além dos títulos, que está marcado por um tempo nem tão longo assim - o último foi conquistado na temporada  de 2010. O grande problema está no fato de os californianos nem sequer conseguirem chegar nos playoffs, lá se vão oito anos sem alcançar essa etapa da Liga, sem dúvidas a pior sequencia da história da franquia.

Se o astro, que fez uma de suas mais incríveis temporadas em 2017-18, conseguir trazer os Lakers de volta ao topo da maior liga de basquete do mundo após esse longo tempo de decepções, será difícil - até mesmo para os 'Jordanmaníacos' - não apontar o craque como o maior da história. Quem sabe não seja exatamente essa a motivação de LeBron James?!

A verdade é que a franquia precisa de mais bons nomes pra acompanhar o super craque. Já estão em casa jogadores promissores como Brandon Ingram, Lonzo Ball, Kyle Kuzma e - por enquanto - Julius Randle. Randle deve deixar o time, já que se tornou free agent restrito, e os Lakers devem buscar jogadores mais prontos. A direção trabalhou bem na  deadline, abrindo espaço na folha para que fosse possível a vinda de LeBron, e mais uma ou duas estrelas.

O que podemos fazer é esperar, até porquê, o anúncio oficial só poderá ser feito na próxima sexta-feira (6), e até lá, tudo o que se fala sobre possíveis outros nomes não passará de mera especulação. O curioso é que a terceira franquia da carreira de LeBron James, talvez seja a única que tenha a grandeza que acompanhe o tamanho desse gênio do basquete - com todo respeito as outras. O Lakers precisa disso, e quem sabe LeBron também precise, será um desafio digno de um gigante. James pode ser o responsável por essa volta triunfal que os fãs do LAL tanto esperam. Capacidade pra isso ele tem, ah, e como tem! 

  

2 comentários:

  1. Maior da história tem que trazer o Leonard e mais um assim ele ganha anéis e se torna maior de todos os tempo King James

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se ele trazer os Lakers de volta ao topo, ele se tornará incontestável na posição de maior de todos. Obrigado por seu comentário.

      Excluir