elclasico-removebg-preview

News

Opinião | O sobrehumano não pode falhar; mas e se ele for um de nós?




'Sobrehumano: adjetivo sobrenatural; que ultrapassa os limites impostos pela natureza humana. Elevado; cujos méritos se destacam em relação aos demais: empenho sobrehumano para chegar a um objetivo.' 


Existem muitas opiniões dentro do futebol, várias impressões e certeza alguma. Talvez também seja sobrehumano ter de carregar toda a responsabilidade sobre um 1,70m e 70 kg, e após as coisas não correrem tão bem, o ostracismo ser a face das manchetes mundo afora. É desumano: execrar alguém que tanto oferece a um esporte que desperta uma paixão incontrolável a seus seguidores.

Messi causa - e sempre causará - inúmeras reações: quando brilha, como nos 12 anos de Barcelona, é tido como um 'extra-terrestre', promove declarações como: "não é possível que ele seja desse planeta". No caos da sua seleção, onde muitas vezes representa toda a esperança de uma nação, é considerado um jogador que 'deve'; que deveria fazer mais: "ele só joga tanto no Barça por conta do elenco". São desumanos com o sobrehumano que anda nas malas daquele que pra mim é o maior jogador de futebol de todos os tempos. 

Aos que pensam assim, um aviso: Lionel não deve ao futebol, o futebol sim; esse deve mais respeito ao camisa '10' do Barcelona. A seleção da Argentina não ganha nada desde 1993, de lá pra cá, quase três gerações de jogadores que poderiam ter feito 'algo a mais', ou não, talvez houvessem melhores seleções no caminho. Não é errado pensar assim. É errado pra quem quer ver o apedrejamento de alguém que opta pela descrição; nada de declarações polêmicas e estilo 'bad boy'. Quem sabe seja isso... Não sei! 

O patamar alcançado por Lionel Messi é - sem sombra de dúvidas - o maior carma que o argentino irá carregar até o fim da carreira; ninguém aceita nada menos do que o espetacular, o surreal. No jogo de hoje, uma estreia de Copa do Mundo, a SELEÇÃO da Argentina não foi capaz de vencer a desconhecida seleção da Islândia. Messi foi o responsável pela maioria das melhores jogadas da equipe; buscou, tentou, se movimentou, pediu a bola, chamou o jogo, buscou o seu melhor como sempre fez em sua carreira. No entanto,"o empate decepcionante é 100% culpa dele!". Claro, o penalti fez toda a diferença, tudo poderia ter sido diferente se aquela bola entrasse. Entretanto, dizer que único responsável pelo insucesso 'hermano', é o mesmo que suou sangue para classifica-los a Rússia... Isso é quase um crime. 

Lionel Messi é um 'ser humano'; por mais que às vezes seu desempenho tente provar o contrário, ele é! E errar a porcaria de um penalti é simplesmente um ato humano, de alguém que assume uma responsabilidade e no fim; falha. São coisas do futebol, que acontecem, o que não pode acontecer é a diminuição de um profissional exemplar por conta de alguns erros cometidos na tentativa de acertar. Mais respeito, é disso que o futebol precisa! 

Nenhum comentário