elclasico-removebg-preview

News

Na frieza dos números: Messi, Maradona, Pelé ou Cristiano Ronaldo; qual o maior da história?





A velha discussão baseada em números e médias: Maradona, Messi, C. Ronaldo ou Pelé? Qual deles pode ser considerado o maior de todos os tempos? 


Existe uma linha muito tênue entre quatro dos maiores jogadores da história do futebol. Tem o saudosista que acredita que Pelé é incomparável, e que Diego Maradona vem logo atrás, pois, "ninguém foi tão genial". Tem a geração mais recente, que não vê cabimento em colocar Pelé e Maradona na mesma prateleira de Messi e Ronaldo, acreditando ser impossível alguém ter feito algo parecido com que executam as duas máquinas mais contemporâneas. Os argentinos - pelo menos a maioria deles - nem cogitam a possibilidade de Lionel Messi ser o maior da história, até porque, só há lugar para um 'Dios del fútbol' e, esse, nesse caso, seria Maradona. 

A verdade é que quando são analisados os números, três desses quatro monstros tem estatísticas bem aproximadas. Pelé, Messi e Cristiano estão colados uns nos outros, enquanto Maradona não chegou nem perto em nenhum dos quesitos avaliados. Fiz um levantamento bem simples e vamos analisa-los um a um neste artigo. Primeiro, vou apresentar uma tabela geral com os números de cada um e suas médias. 

         JOGADOR   JOGOS    GOLS TITULOS    ANOS     PRÊMIOS
     LIONEL MESSI     760     614      32       14         101
       C.RONALDO      911     654      27       16         103
        MARADONA       679     480       8       21          10
               PELÉ     1314    1232      29       21          12
MÉDIAS DE GOLS E TITULOS POR ANO 
                   GOLS   TITULOS/PREMIOS
          JOGADOR   ANOS JOGOS COLETIVO INDIVIDUAL
     LIONEL MESSI    43,86             0,81       2,29         7,21
      C.RONALDO     40,88             0,72       1,69         6,44
      MARADONA      22,86             0,71       0,38         0,48
             PELÉ     58,67             0,94       1,38         0,57


Nessa composição podemos perceber quais pontos serão avaliados e, acredito que sejam esses os que realmente importam. Na tabela superior, o número de jogos, de gols, títulos, anos de carreira e prêmios individuais. O último quesito é aonde encontramos a mais estonteante diferença entre Ronaldo-Messi e Pelé-Maradona. Na parte inferior, a média de gols por ano, por jogos, títulos coletivos por ano e prêmios individuais também em uma média por cada ano como atleta profissional. Agora, vou apresentar o ranking de cada quesito, sendo que, cada um valerá uma pontuação. O primeiro ganhará 4 pontos, o segundo 3 pontos, o terceiro 2 pontos e o quarto apenas 1 ponto. No final, um ranking com a pontuação geral de cada jogador. 

              RANKING GERAL DE GOLS  PTS ganhos
1                          PELÉ      1232            4
2                     C.RONALDO       654            3
3                   LIONEL MESSI       614            2
4                    MARADONA        480            1

Essa é bem simples, Pelé é o grande goleador entre os quatro; são 1232 gols na carreira, um número difícil de ser batido nos tempos atuais, tendo em vista a competitividade que existe hoje em dia. Cristiano Ronaldo e Messi vem logo em sequência, enquanto Maradona está na única posição que encontrou nessa matéria. 

             RANKING GERAL DE TÍTULOS  PTS ganhos
                LIONEL MESSI        32             4
2                          PELÉ        29             3
3                    C.RONALDO        27             2
                  MARADONA          8             1

Quando o assunto é título coletivo, Lionel Messi encabeça a lista. Lembrando que estão computados gols, títulos e jogos por clubes e seleções. Dos quatro, apenas Messi não conquistou títulos com a seleção principal de seu país, mesmo assim, lidera com 3 conquistas a frente do segundo colocado, o senhor Edson Arantes do Nascimento. 

                RANKING GERAL DE PRÊMIOS  PTS ganhos
1                    C.RONALDO       103            4
                 LIONEL MESSI       101            3
3                           PELÉ        14            2
4                    MARADONA         10            1

Os prêmios individuais são responsáveis pelo maior abismo entre eles, muito pela evolução dos tempos. Nos anos em que Pelé e Maradona eram os protagonistas do futebol mundial, não existiam tantas premiações individuais para jogadores de futebol, o que hoje em dia me parece até um pouco exagerado, mas, estão aí. Ronaldo e Messi estão grudados e, provavelmente, seguirão crescendo nas próximas temporadas.  

        RANKING MÉDIA DE GOLS POR ANO PTS ganhos
1                             PELÉ      58,67          4
                   LIONEL MESSI      43,86          3
3                     C.RONALDO      40,88          2
4                       MARADONA       22,86          1

RANKING MEDIA DE GOLS POR JOGO PTS ganhos
1                               PELÉ       0,94         4
2                       LIONEL MESSI       0,81         3
3                         C.RONALDO       0,72         2
4                          MARADONA        0,71         1

Com uma média de 58,67 gols por ano e de 0,94 por jogo, Pelé é também o grande líder em média de gols entre os quatro. Maradona e Cristiano Ronaldo estão quase empatados, enquanto Messi é que ficou mais próximo do rei do futebol brasileiro. 


RANKING MEDIA DE PREMIOS INDIVIDUAIS PTS ganhos
1                    LIONEL MESSI      7,21         4
2                     C.RONALDO      6,44         3
3                            PELÉ      0,67         2
4                      MARADONA       0,48         1

Lionel Messi é o rei em média de prêmios individuais. Mesmo estando 2 prêmios atrás de Cristiano, tem uma média 7,21 'mimos' por ano, enquanto o rival português tem 6,44. Pelé e Maradona, como já supracitado, são vitimas de seus tempos, portanto, estão bem atrás. 

RANKING MEDIA DE TÍTULOS COLETIVOS PTS ganhos
1                    LIONEL MESSI      2,29        4
2                      C.RONALDO      1,69        3
3                             PELÉ      1,38        2
4                     MARADONA       0,38        1

Pra fechar, mais um quesito liderado por Lionel Messi, a média de títulos coletivos conquistados por ano de carreira. Messi conquista em média 2,29 títulos por temporada, enquanto Cristiano ganha em média 1,69 troféus por ano e, fechando o pódio, Pelé, que teve uma considerável média de 1,38 canecos em cada um dos 21 anos em que desfilou pelos gramados mundo afora. 

Dos 7 rankings que foram apresentados, 6 deles são liderados por Messi ou Pelé e, apenas um, é encabeçado por Cristiano Ronaldo. Sendo assim, vamos a classificação final somando a pontuação de cada um dos 4 jogadores. 

POSIÇÃO FINAL PTS
1        PELÉ      23
1       MESSI      23
3  C. RONALDO      19
4  MARADONA        7

Em um raciocínio lógico - no mais ilógico dos esportes - Pelé e Messi dividem o trono de maior jogador da história, com 23 pontos cada um. Cristino Ronaldo, com 19 pontos, vem logo atrás, tendo Maradona em 4º com apenas 7 pontos. O que isso quer dizer? Quer dizer que o 'Excel' pode tirar um bom tempo da sua vida para que você faça coisas assim; que não respondem absolutamente nada. A resposta sobre quem será o maior jogador da história do futebol ou de qualquer outro esporte jamais poderá ser respondida, pois essa não é uma questão matemática, é gosto, estilo e o que cada um representa pra cada torcida, povo ou nação. Para muitos, Pelé é o maior de todos, enquanto para outros - inclusive eu - Lionel Messi é inquestionavelmente o melhor. Tenho certeza que os portugueses já colocam Ronaldo em um pedestal inalcançável, enquanto boa parte dos argentinos fazem isso com Maradona. A verdade é: que sorte tiveram os que puderam acompanhar Pelé e Maradona em seus auges, com suas jogadas encantadoras e gols que fizeram explodir duas nações. O mesmo posso dizer de Messi e Cristiano, que fazem a 'geração século XXI' se render aos seus feitos. E assim o futebol segue, com um 'melhor da história' para cada gosto e bandeira. 


2 comentários:

  1. Tem a geração mais recente, que não vê cabimento em colocar Pelé e Maradona na mesma prateleira de Messi e Ronaldo, acreditando ser impossível alguém ter feito algo parecido com que executam as duas máquinas mais contemporâneas. Os argentinos - pelo menos a maioria deles - nem cogitam a possibilidade de Lionel Messi ser o maior da história, até porque, só há lugar para um 'Dios del fútbol' e, esse, nesse caso, seria Maradona.
    Read more at livescore

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas existe um exagero. Deveriam ser contados apenas jogos oficiais, nenhum jogador na história do futebol (profissional) marcou mil gols. Os que dizem ter marcado mil gols contam com jogos amistosos, jogos particulares entre "estrelas" e jogos beneficentes. Cristiano Ronaldo é o jogador em atividade com mais gols, tanto ele quanto Messi tem totais condições de alcançar o posto de jogadores com mais gols na história.

    ResponderExcluir