A maldição de ser o atual campeão do Mundo
Desde 2002, apenas o Brasil conseguiu ficar imune a "maldição" de ser o atual campeão do Mundo, que tem mandado de volta pra casa o último campeão ainda na primeira fase. O fato que parece - e provavelmente é - apenas mera coincidencia, tem deixado incrédulos torcedores no mundo inteiro. Hoje, em Kazan, a Alemanha provou desse gosto amargo. Após perder para o México por 1 a 0 na primeira rodada, e vencer a Suécia no apagar das luzes na rodada 2; os atuais campeões mundiais sofreram uma derrota histórica para a já eliminada Coreia do Sul, 2 a 0 foi o placar final. Os gols de Y. Kim e Son-Heung, deixaram os alemães com a última posição do grupo F, com 3 pontos e -2 gols de saldo.
Essa "escuridão dourada" começou em 2002, quando França, campeã em 1998, foi eliminada de forma humilhante na primeira fase. Zinedine Zidane, principal jogador do time, estreou apenas na segunda rodada por decorrência de uma lesão sofrida no final da temporada europeia, o que custou caro para os franceses. A derrotas para Senegal e Dinamarca, aliados ao empate sem gols com os também eliminados uruguaios, fizeram com que os blues acabassem aquela edição em 4º no grupo A.
A seleção brasileira bem que tentou provar que essa história não existe, quando em 2006, na Alemanha, passou com tranquilidade pela fase de grupos após sagrar-se pentacampeã em 2002. No entanto, os italianos sofreram essa decepção em 2010, na África do Sul. No grupo F, com Eslováquia, Paraguai e Nova Zelândia; os italianos terminaram apenas na 4ª posição, com 2 pontos ganhos: 2 empates e uma derrota.
O Brasil foi palco de um desses fiascos. Em 2014, a fúria espanhola, brilhantemente campeã em 2010, foi chutada do mundial após perder os dois primeiros jogos, para Holanda e Chile. Aliás, a derrota para a laranja mecânica logo na estreia foi uma daquelas humilhações em rede mundial, 5 a 1, com um show de Arjen Robben e Van Persie. Mesmo assim, infelizmente, o maior vexame daquela Copa - ou até mesmo da história - foi o protagonizado pela seleção da casa, quando o time comandado por Felipão foi destruído pela Alemanha. Bom, a mesma Alemanha que hoje deu um adeus precoce a competição mais importante desse esporte. Coisas da vida!
Isso é o futebol; sempre vai haver o momento em que você vai bater no maior de todos, mas quando você ter a certeza que terá chance de se igualar a ele, vem um coadjuvante corajoso e te faz acordar para uma triste realidade: até 2022, ninguém mais chega ao penta. Mas o penta, ainda pode chegar ao hexa. PRA CIMA DELES, BRASIL!
Nenhum comentário