Messi. O Garoto Que Virou Lenda
Lionel Messi não é um jogador fácil de dar entrevistas, não fala muito sobre si mesmo, quase não entra em polêmicas e expõe muito pouco suas opiniões e sua família. Ainda assim, a biografia do gênio argentino escrita pelo jornalista italiano Luca Caioli é ótima em fazer algumas análises sobre a carreira do jogador e nos contar um pouco sobre sua jornada até o Barcelona e alguns momentos na Seleção Argentina, já que o livro o acompanha apenas até a temporada 2011/2012.
A biografia começa com alguns depoimentos de familiares e amigos do jogador em Rosário e acho que foi a melhor parte da obra. Ler os relatos dos primeiro técnicos e de quem o conhecia desde pequeno foi bem interessante. Comentários nostálgicos, cheios de emoção e muito orgulho pela carreira de Messi. No começo nada foi muito fácil e todo fã do jogador sabe dessa dificuldade enfrentada pela família, não só no aspecto financeiro, que quase impossibilita o tratamento hormonal do jongador, como também a adaptação da família em Barcelona, já que para os irmãos do argentino, aprender catalão não era muito fácil. Além do fato de terem que largar uma vida em Rosário para viver em Barcelona. Ainda assim, todos apoiaram o grande sonho do Messi que desde pequeno tinha a bola como sua melhor amiga, bastante incentivado por sua avó.
Luca Caioli conta com bastante detalhes a mudança de Messi para a Barcelona, o contrato assinado em um pedaço de papel e seu sonho de jogar profissionalmente. No entanto, o mais marcante da obra é narração de jogos importantes, senti como se estivesse ouvindo e vendo novamente, com descrições ricas em detalhes das jogadas, do clima antes, durante de depois das partidas. Foi excelente rever a atuação do Messi em alguns clássicos, seu início no Barcelona e na Seleção Argentina, mas teve alguns momentos difíceis como ver a expectativa dos argentinos com o melhor do mundo e a frustração repetida nas Copas.
Caioli conta a relação do Messi com alguns companheiros, a dificuldade no inícios em se adaptar, sua enorme timidez e como na Argentina teve que conquistar pouco a pouco seu espaço, mesmo com todo seu talento, devido a hierarquia do grupo. E ainda sobre a Seleção da Argentina, o jornalista passa muito tempo da obra comparando Messi com Maradona, por um lado foi interessante acompanhar as análises, por outro, se tornou cansativo devido a excessividade da narração em tentar descobrir quem é o melhor.
Talvez para os fãs mais ferrenhos, a biografia não traz nada de novo, principalmente na quesito familiar, pouco comentado na obra, já que é algo que o próprio Lionel gosta de preservar. Caioli fala muito pouco do relacionamento de Messi com Antonella ou qualquer outra namorada, mas foca bastante no lado profissional, que é a meu ver, o principal. É uma boa biografia apesar da insistência em comparar Messi com Maradona, tem uma linguagem fácil e é possível apreciar os bons momentos do futebol do E.T.
FICHA TÉCNICA
Título: Messi. O Garoto Que Virou Lenda
Autor: Luca Caioli
Editora: L&PM Editores
Nota: 4/5
Nenhum comentário