Entrevista com o Youtuber Víctor Palácios: "Sem liberdade não vou a lugar algum!"
"¿Qué pasa majos, cómo estás?" Assim são recebidos os inscritos em cada vídeo publicado por Victor Pálacios, 26 anos, natural de Badalona (provincia de Barcelona), em seu canal no Youtube. Torcedor do Barcelona, Víctor fala, em especial, dos acontecimentos da semana no futebol mundial, sempre de uma maneira leve e expressando o seu ponto de vista. Majoritariamente, esses acontecimentos tem como protagonista o FC Barcelona, uma paixão que herdou da família materna. Em conversa prévia a nossa entrevista, o youtuber me confidenciou que gosta muito do Brasil e, inclusive, ouviu muito Michel Teló, Gustavo Lima e Luan Santana, pois se considera um romântico.
O canal no Youtube existe desde 2013, mas, os primeiros vídeos foram publicados em 2014, dos quais Víctor prefere nem comentar: "(...) No começo, claro, os vídeos eram muito ruins, eu tenho até vergonha de assisti-los (...)". Mas com o tempo a estrutura foi melhorando, assim, automaticamente, a qualidade das produções também. Em 2017, veio o convite para trabalhar no programa "Punto Pelota", da TV Intereconomia de Madrid. A essa altura, Víctor Pálacios já somava 25 mil inscritos em seu canal, e mesmo na capital, seguiu publicando. Após o período que passou em Madrid, o catalão sentiu que não tinha mais a mesma inspiração, e anunciou que ficaria afastado do Youtube por um tempo. O tempo foi curto, e quando retornou, foi com força total. Há algumas semanas, Víctor Palácios entrevistou o ex-comentarista de arbitragem do programa "El Chiringuito", um dos mais vistos da TV espanhola. Nacho Tellado, o entrevistado, falou pela primeira vez após o seu desligamento - sem explicação - da equipe. A entrevista 'viralizou' na Espanha, causando um burburinho gigantesco, que foi parar em diversos veículos da imprensa do país por, inclusive, envolver o presidente da federação espanhola de futebol, Javier Tebas.
Com muita humildade e simpatia, Víctor respondeu ao meu contato mesmo sem conhecer nosso trabalho. Eu, como bom barcelonista, conheço o canal há mais de 2 anos, e Víctor teve um papel fundamental no meu estudo de língua espanhola, pois com seus vídeos, desenvolvi minha pronúncia.
E é com muito orgulho que lhes convido a conferir, na íntegra, a nossa entrevista com Víctor Palácios:
1 - Para começarmos: Como surgiu a vontade de fazer vídeos para o Youtube? E a sua paixão pelo Barça, vem de criança?
Bom, tenho o canal desde 2013, mas eu não gravava vídeos, apenas o tinha para ver algumas coisas. Eu não sabia nada de Youtube. Mas eu via que no twitter eu tinha seguidores, e em um determinado momento eu vi que eu precisava falar mais coisas, algo que o Twitter não me permitia e, diferente de hoje, naquela época não era normal postar vídeos no twitter. Então, decidi abrir um canal no Youtube. No começo, claro, os vídeos eram muito ruins, eu tenho até vergonha de assisti-los (risos) hoje em dia, nem sei como ganhei seguidores (risos). Lógico, é meu passado, mas a verdade é que tenho vergonha deles.
E sim, minha paixão pelo Barça vem de cedo. Não de criança, mas de família. Toda a minha família por parte de mãe é barcelonista. Por parte de pai eles são mais admiradores de basquete, são andaluzes, e a maior parte torce para o Real Jaén, da Andaluzia. Então, sobretudo, a paixão vem de família, principalmente do meu avô. Não haviam jogos no Camp Nou que o meu avô perdera, ele sempre estava lá. Então, eu tinha que ser torcedor do Barça, não poderia ser madridista de jeito nenhum (risos).
2 - Após conquistar mais de 25.000 seguidores você deixa o Youtube. O que fez você tomar essa decisão e quando percebeu que precisava voltar?
Eu estava vivendo em Madrid, e lá eu tinha muitas dificuldades para gravar, pois um pedaço de chão em Madrid custa uma nota, então eu dividia um lugar. E, apesar de estar trabalhando "1000" horas ao dia, arrumava tempo para fazer os vídeos. Imagina a vontade que eu tinha de fazê-los... Mas, quando voltei à Barcelona senti que os vídeos já não saíam como eu queria, eu não me expressava da maneira que eu queria e, até me cansava da minha voz, era esgotador. Então, decidi fazer um vídeo informando que eu sairia do Youtube. Bom, mas o que acontece é que após bem pouco tempo fora eu já sentia vontade de voltar. Aconteceram muitas coisas, inclusive a demissão de Lopetegui da seleção. Foi quando eu pensei: eu tenho que voltar, eu tenho que seguir, ainda tenho gás! A verdade é que em pouco tempo fora do Youtube eu recuperei a vontade. É muito difícil de entender, eu entendo que as pessoas não compreendam, mas era algo que eu tinha que fazer. É como uma parada para recuperar as energias, para depois voltar com tudo. Nem eu imaginei que duraria tão pouco.
3 - Como você recebeu o convite para o PUNTO PELOTA? E como foi o tempo em Madrid, qual sua impressão da imprensa da capital?
Eu estava vivendo um dos piores momentos da minha vida em 2017, e justo nesse momento - para ver como em qualquer momento a flauta pode soar para você - recebi uma ligação do PUNTO PELOTA. Quem me ligou foi o Miguél Navarro e o Ulises Sanchez-Flor, e me disseram que queriam fazer coisas novas na internet, coisas relacionadas à notícias do futebol no youtube. Obviamente, fui à Madrid, fiz a entrevista e me contrataram. Minha experiência foi muito boa, deixei de estar muito mal, para ter uma das melhores experiências da minha vida. Me encantei com Madrid, é uma cidade estupenda. E a minha impressão da imprensa da capital... Bom, eu sempre digo que eu posso criticar um trabalho jornalístico de gente que eu não goste, que eu acredite que não façam as coisas bem. No entanto, o pessoal que eu conheci sempre colocou as pessoas acima da empresa. Portanto, posso até criticar um jornalista, mas nunca vou dizer nada da sua vida pessoal, o que eu posso é discordar de algo que eles falem. Minha relação com a imprensa de Madrid foi muito boa, tanto que trabalhava na imprensa de lá, e falava do Barça. Isso não tem nada a ver. Aliás, um abraço para Miguel Navarro, Ulises Sánchez-Flor, Juanma Perez-Noya e Antonio Mohedano.
4 - Existe uma polêmica muito grande envolvendo as primeiras copas da Europa do Real Madrid. Na capital, os merengues dizem que os culés estão chorando, enquanto em Barcelona, as pessoas acreditam que tudo o que o Real Madrid conquista é indevido; qual a sua opinião sobre o tema?
Penso que sempre existirá a rivalidade. Em Madrid sempre vão dizer que o Barça rouba, e em Barcelona sempre dirão que o Madrid só ganha dessa forma... é sempre o mesmo tema. Eu não gosto disso, eu gosto de desfrutar do futebol e, no máximo, clarear coisas que eu acredito serem injustas. Mas partir daí, não. Essa coisa de mãos conspiratórias, conspirações, não me agradam e eu não creio nisso. Acredito que em outros tempos sim, mas hoje prefiro acreditar que o futebol é limpo, ao menos no tema da arbitragem, senão não se preocupariam em implantar a tecnologia se realmente houvesse algo espetacularmente mau - a tal "mão negra". Se isso existisse hoje em dia, a tecnologia jamais chegaria ao futebol. Estão tentando salvar a saúde do futebol nesse sentido, mas, a polêmica sempre vai existir. Barça e Real Madrid, com suas torcidas, são os maiores do Mundo e das que mais se enfrentam, portanto, sempre teremos polêmica. Mas eu prefiro pensar que ninguém rouba, mas sim, que as pessoas cometem erros.
5 - Sua volta ao Youtube teve, em especial, um tema que gerou uma onda muito grande: a entrevista com Nacho Tellado, ex-chiringuito. Depois de ouvir o que ele tinha a dizer, qual a sua conclusão sobre o assunto?
Sim, a entrevista com o Nacho viralizou... Bom, o que acontece é que a entrevista foi realizada ao vivo, creio que por isso chamou tanta atenção. Eu sabia que ele contaria muitas coisas interessantes, pois havia feito uma entrevista prévia, sempre gosto de fazer isso. Mesmo assim, ao vivo ele contou umas coisas que eu pensei que ele não contaria. A naturalidade da conversa acredito ter sido um diferencial, deu muita credibilidade.
E bom, o que eu acho é que, obviamente, o VAR tem muito o que melhorar. Ainda existem falhas importantes mesmo com ele (VAR), por isso seguimos com polêmicas. Na outra questão, penso que é um programa de televisão, e esse não é o primeiro caso que alguém é demitido sem ser da melhor maneira. Assim o fizeram, estão no seu direito, mas o pior de tudo é que por trás riram dele, o deixaram de seguir nas redes sociais, isso é muito feio. Volto a dizer: as pessoas sempre tem que estar acima das empresas. Sobre o caso do Tebas eu não vou comentar nada, pois não tenho ideia. Mas, a verdade é que é muita casualidade, não?!
Obs: Após expôr falhas importantes no funcionamento do VAR na La Liga, Nacho Tellado foi demitido do programa EL CHIRINGUITO, um dos mais vistos da TV espanhola. Na entrevista à Victor Palácios, Nacho falou pela primeira vez sobre o assunto. A demissão aconteceu logo depois que o presidente da federação espanhola de futebol, Javier Tebas, entrou em contato com Nacho Tellado pela rede social Linkedin, na intenção de pressioná-lo a esquecer o assunto.

Obs: Após expôr falhas importantes no funcionamento do VAR na La Liga, Nacho Tellado foi demitido do programa EL CHIRINGUITO, um dos mais vistos da TV espanhola. Na entrevista à Victor Palácios, Nacho falou pela primeira vez sobre o assunto. A demissão aconteceu logo depois que o presidente da federação espanhola de futebol, Javier Tebas, entrou em contato com Nacho Tellado pela rede social Linkedin, na intenção de pressioná-lo a esquecer o assunto.
Assista a entrevista
6 - Qual a sua expectativa para a segunda parte da temporada blaugrana? E na sua opinião, o que acontece com o Coutinho?
Bom, eu acho que as contratações de Murillo e Boateng foram boas, o time se reforçou bem. E partir daí, temos que analisar qual vai ser a postura na Champions. Para mim, nas rotações o Valverde não está se equivocando. Não acho que o Barça deva desistir da Copa do Rei, temos que lutar por tudo. Mas, por alguns meses, temos que priorizar algumas coisas, se não, o time chegará morto ao final da temporada. Tudo depende de como o time chegará fisicamente. Se estivermos bem, é um time que tem qualidade, tem poder de fogo e tem o melhor jogador do planeta terra, que se chama Lionel Andrés Messi Cuccittini (risos). Por isso, o Barça é aspirante a tudo.
Bom, e o que acontece com o Coutinho? Ótima pergunta! Não sei! Mas, o certo é que seu rendimento baixou demais, e acredito que ele não se sinta seguro, que não tenha confiança no campo de jogo. E, grande parte disso se deve ao fato de que ele não sabe onde se colocar dentro de campo. A direção do Barcelona vendeu à imprensa catalã que ele era um jogador que chegava para substituir Iniesta, quando o sucessor do Iniesta teria que jogar pelo interior do campo, Valverde não o coloca nessa posição, o coloca aberto. E, por essa posição, Dembélé, com seus gols e sua grande qualidade passou na frente do Coutinho. Mas isso não é só culpa do camisa "7", mas também do Barça. Tomara que ele se recupere e triunfe muito aqui!
Bom, eu acho que as contratações de Murillo e Boateng foram boas, o time se reforçou bem. E partir daí, temos que analisar qual vai ser a postura na Champions. Para mim, nas rotações o Valverde não está se equivocando. Não acho que o Barça deva desistir da Copa do Rei, temos que lutar por tudo. Mas, por alguns meses, temos que priorizar algumas coisas, se não, o time chegará morto ao final da temporada. Tudo depende de como o time chegará fisicamente. Se estivermos bem, é um time que tem qualidade, tem poder de fogo e tem o melhor jogador do planeta terra, que se chama Lionel Andrés Messi Cuccittini (risos). Por isso, o Barça é aspirante a tudo.

7 - E quais os planos de Víctor Palácios para o futuro? Há alguma proposta de meios de comunicação da Catalunha, como Sport e Mundo Deportivo, para que você não se junte a eles?
Não, não recebi nenhum convite do Diario Sport e tampouco do Mundo Deportivo para que eu fizesse vídeos para suas páginas na internet. Me encantaria, mas nunca fui convidado. Seria legal trabalhar com outros meios de comunicação, mas , sinceramente, não me apetece trabalhar na imprensa. Estou em um momento da minha vida que eu gosto de falar o que eu quiser, aqui mesmo no youtube, ou em qualquer site independente. Prefiro assim do que trabalhar em um programa de televisão ou na imprensa. Isso por agora, né?! Claro, eu gostaria de trabalhar e colaborar com algo grande, como o Mundo Deportivo ou Sport, por que não? Mas tem que ser um lugar onde eu tenha liberdade, sem liberdade eu não vou a lugar nenhum. Isso foi uma das coisas que eu tive na 'TV Intereconomia' (Punto Pelota), que apesar de eu estar sob as regras das linhas editoriais do Punto Pelota e da própria emissora, sempre tive liberdade, isso eu valorizo demais! São coisas que em outros meios de comunicação não existem.
Não, não recebi nenhum convite do Diario Sport e tampouco do Mundo Deportivo para que eu fizesse vídeos para suas páginas na internet. Me encantaria, mas nunca fui convidado. Seria legal trabalhar com outros meios de comunicação, mas , sinceramente, não me apetece trabalhar na imprensa. Estou em um momento da minha vida que eu gosto de falar o que eu quiser, aqui mesmo no youtube, ou em qualquer site independente. Prefiro assim do que trabalhar em um programa de televisão ou na imprensa. Isso por agora, né?! Claro, eu gostaria de trabalhar e colaborar com algo grande, como o Mundo Deportivo ou Sport, por que não? Mas tem que ser um lugar onde eu tenha liberdade, sem liberdade eu não vou a lugar nenhum. Isso foi uma das coisas que eu tive na 'TV Intereconomia' (Punto Pelota), que apesar de eu estar sob as regras das linhas editoriais do Punto Pelota e da própria emissora, sempre tive liberdade, isso eu valorizo demais! São coisas que em outros meios de comunicação não existem.
8 - Para fechar: Qual é a sua grande missão como um youtuber do Barça?
Bom, meu objetivo é chegar aos 100 mil inscritos, me propus a isso e tenho muita vontade de conquistá-los, tomara que dê certo. E eu não quero que as pessoas acreditem em mim, tampouco que concordem comigo; eu simplesmente abri o canal para isso, para me expressar. E, a partir daí, se as pessoas gostam, que bom! Se não gostarem, tudo bem (risos). Mas, parece que as pessoas estão gostando até o momento, e estão subindo no carro do Youtube. Meu objetivo, não como um youtuber do Barça, pois não me considero assim, me considero um youtuber às secas, é chagar a 100.000 inscritos. Nada mais!
Confira o último vídeo do canal!
Encontre Víctor Palácios nas redes sociais:
Nenhum comentário