elclasico-removebg-preview

News

Até que ponto as liberdades dadas aos atletas da seleção brasileira, podem prejudicar o desempenho da equipe?





Muitas pessoas tem criticado e comentado a respeito da atenção e preocupação de alguns jogadores com a própria aparência. Os penteados de Neymar e até o fato de um cabeleireiro particular de um dos atletas ter tido a viagem bancada para acompanhar a delegação brasileira.



Entrou em debate também a liberação das relações sexuais dos atletas. Já que alguns levaram suas esposas ou namoradas. Assim como outros membros da família e amigos. Para mim, esse é o menor dos problemas e vou dizer o porquê:



Todos nós sabemos o quanto as redes sociais nos tiram o foco de coisas até mesmo banais do nosso cotidiano. Direcionamos tempo demasiado para os nossos celulares, que poderíamos estar dedicando a coisas mais úteis como a leitura de um livro, a prática de uma atividade física, etc... O que realmente me preocupa é o acesso à essas redes por parte dos atletas. Neymar e Marcelo, por exemplo, vem fazendo stories no Instagram de momentos no hotel e outros momentos em família na concentração... cadê a "concentração"?



Nós mesmos nos pegamos ficando chateados por coisas que não nos agradam em nossos perfis, muitas vezes nem sendo direcionados para nós; fotos, comentários e notícias falsas são alguns exemplos. O resultado do primeiro jogo gerou uma enxurrada de memes e mensagens de ódio nas plataformas sócias. Então eu pergunto: com os atletas tendo acesso a estas redes, estão tendo acesso também a essa infinidade de críticas e piadas? Até que ponto isso pode abalar o psicológico e o desempenho dos jogadores dentro das quatro linhas?



Alguns atletas de alto nível costumam excluir tais meios de sua rotina ao chegarem em pontos decisivos de competições. O maior exemplo deles, LeBron James, astro da NBA,  ao entrar nos playoffs, some das mídias sociais para ficar 100% focado no seu objetivo: o título. E isso ocorre todo ano. 



Sendo a Copa do Mundo um evento realizado apenas de quatro em quatro anos, seria tão difícil assim se privar desses meios e focar em trazer o tão sonhado hexacampeonato?

Nenhum comentário