elclasico-removebg-preview

News

O jogador mais valioso ou o jogador mais ajudado?



O prêmio mais aguardado do NBA Awards, que ocorre na noite de hoje (25), com certeza é o de MVP. A edição deste ano conta com LeBron James (Cleveland Cavaliers), James Harden (Houston Rockets) e Anthony Davis (New Orleans Pelicans).


Lebron James teve médias 27.5 pontos, 8.6 rebotes e 9.1 assistências em 82 jogos. Isso mesmo, aos 33 anos de idade e em sua décima quinta temporada, The King jogou todos os jogos da temporada regular.

James Harden lidera os três em pontos, foram 30.4. Com médias de 5.4 rebotes e 8.8 assistências, em 72 partidas disputadas. 

Anthony Davis não deixou por menos também. Foram 28.1 pontos,  11.1 rebotes totais, deixando a desejar apenas em assistência, com 2.3 estando em quadra durante 75 jogos.

Todos com ótimos números, que os capacitaram e muito para a disputa.

MVP é sigla para Most Valuable Player, o jogador mais valioso para o seu time. Existem vários critérios para a escolha do MVP, os principais e óbvios, são os números individuais do atleta durante a temporada regular e a classificação do time para os Playoffs. 

Ainda que Anthony Davis esteja na disputa, a briga pela ponta está entre James Harden, que busca seu primeiro prêmio, e LeBron James, que se ganhar, será eleito pela quinta vez o melhor jogador da liga. Se igualando ao eterno Michael Jordan no número de honrarias.

E é justamente na disputa direta entre os dois, que entram em cena as contradições dos especialistas do maior basquete do mundo - na minha opinião. 


Na disputa passada, LeBron foi excluído da disputa final pelos especialistas por ter tido muita ajuda do elenco dos Cavs, principalmente de Kyrie Irving. Enquanto Harden entrou para a disputa junto com Russel Weatbrook e Kawhi Lenard, cotado acima de Lebron por ter levado o time de Houston praticamente nas costas para a pós temporada. No fim, venceu o favorito, Russsel Weatbroock e o seu recorde de triplos duplos em uma única temporada, 42.

No entanto, na disputa deste ano, estes mesmos analistas mudaram de idéia drasticamente, ignorando todo o suporte que Harden teve do ótimo time dos Rockets, entre eles o excelente Chris Paul na armação. James Harden lidera a preferência ao prêmio com 78% nas pesquisas.  Enquanto LeBron James não é o favorito pois fez exatamente o que para eles, a um ano atrás, era motivo para que James Harden fosse o premiado. Chegando, inclusive, na pós temporada - que não conta para avaliação do prêmio, mas que prova o "valor" do atleta para a equipe - a levar o medíocre time dos Cavs para a quarta final seguida. Individualmente a sua oitava final consecutiva. Já James Harden, após perder a ajuda de Chris Paul, acabou não chegando às finais, sendo eliminado pelo eventual campeão Golden State Warriors.

Acredito que, baseado nesses fatores, ou a NBA deveria passar a contar a pós temporada na avaliação, ou reconsiderar os seus critérios. Que nessa edição da disputa, caso se confirme o favoritismo de James Harden, provam que tem como prioridade a questão coletiva e não o destaque individual do atleta como o próprio nome do prêmio sugere.

Nenhum comentário